segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Itacoatiara: um porto alternativo.

Em todo este caso que envolve a problemática do porto de Manaus as soluções encontram alguma dificuldade de execução. Quando do acidente no porto Chibatão, ficou impossível esconder a necessidade de se pensar em uma solução para o problema de carga e descarga na cidade de Manaus.

Talvez a solução esteja em outro lugar, não em Manaus. Imagine a construção de um porto na vizinha cidade de Itacoatiara. Esta cidade possui todas as condições para isso sem, contudo, gerar os entraves criados na capital. Alem da geração de emprego e renda que esta iniciativa geraria naquele local.

As vantagens podem ser computadas facilmente. Como a cidade de Itacoatiara está ligada a Manaus através de rodovia, ganharíamos tempo na entrega das mercadorias, principalmente as direcionadas ao pólo industrial de Manaus. É sabido que uma embarcação de carga demora em media 24h entre Itacoatiara e Manaus. Com um porto naquele município, diminuiríamos em pelo menos 20 horas o tempo de chegada a Manaus.

Esta engenharia nos dá também uma economia considerável nos preços do transporte. Sem falar que diminuiríamos a grande movimentação de carros pesados no centro da capital amazonense.

Só assim, poderemos ter um porto exclusivo para cruzeiros turísticos que nos visitam todos os anos. Cidades como São Paulo já adotam esta solução há muito tempo. Santos é um bom exemplo.

5 comentários:

  1. Uma boa alternativa para o porto de Manaus, parabéns. Antonio Menezez.

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe mais essa ideia é terrivel.Juana Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  3. A ideia é boa mas quem vai querer gastar dinheiro com isso?

    ResponderExcluir
  4. A idéia é muito boa, mas a estrada Manaus Itacoatiara deveria ser alargada para suportar o volume de caminhões. Augusto Monteiro.

    ResponderExcluir
  5. na teoria é uma coisa, na prática é outra... o prefeito atual de Itacoatiara não gosta das empresas que vão pra essa cidade... isso é bom pra Manaus...

    ResponderExcluir