quinta-feira, 3 de março de 2011

Quem nunca pecou.


Quando a poeira começa a baixar fica mais fácil enxergar. Em todo esse caso que envolveu o prefeito de Manaus e os paraenses, uma questão salta aos olhos. Quem nunca riu com uma “piada” sobre paraense? Quem nunca contou uma?

Que o prefeito cometeu um ato falho, não há dúvidas. Entretanto, a população amazonense deveria aproveitar a gafe e pedir desculpas aos nossos irmãos paraenses. Esta passagem lembra o caso bíblico de Maria Madalena. Guardada as devidas proporções, os mesmos que contam piadas preconceituosas sobre paraenses estão a desferir suas pedras.

Claro que na vida pública, o representante do povo deve agir com virtude ou virtuosismo. No plano ético, exigimos uma posição aristocrática do governante. Isto é, o governante é o sábio, o belo, destinado por natureza a não errar. Mas, vivemos na democracia e o governante é o reflexo de seu povo. Se não fosse assim, não permaneceria por tanto tempo no poder.

De minha parte, peço desculpas aos irmãos paraenses e se não for pretensioso, o faço por todos amazonenses.

Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.

Um comentário:

  1. Caio Augustus Fernandes3 de março de 2011 às 19:11

    Caio Augustus do Nascimento FernaToda forma de preconceito deve ser evitado e na sua ocorrência combatido. Há uma ênfase no "Bairrismo regional". Manaus é uma Cidade Estado (tudo no Amazonas só acontece na Capital). As comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas próximas a Manaus (a saber a maioria no Estado do Pará) migram inebriadas com a beleza veiculada nas mídias dos milagres da economia Amazonense (crescimento sempre acima da média nacional). Consequentemente assistimos o inchaço da cidade com nascimento de comunidades em áreas inapropriadas e com alto risco social. O poder público é omisso e a sociedade manauara só cultua o egoísmo. Por fim aqueles mesmos políticos que sempre apoiaram as ocupações desordenadas, após votos conseguidos expressam suas verdadeiras vontades quanto aos carentes: Moooorram.57 minutos atrás

    ResponderExcluir