O desejo humano parece ilimitado. Em algumas áreas isso é fundamental e devemos até incentivá-los. O conhecimento humano deve buscar sempre o novo. Portanto, as ciências são o lócus privilegiado do desejo. Fora disso, ele se revela nefasto.
Afinal, qual o objetivo de se acumular tantas riquezas? Quando se acumula riqueza de forma honesta, digna, servimos de exemplos. Mas, quando o desejo de fazer fortuna não encontra limites, estamos diante de uma questão patológica. Só isso será capaz de explicar os fatos ocorridos na madeireira Cifec.
Opressão e liberdade são os conceitos que estão em jogo. O povo quer livrar-se da opressão e os poderosos sempre buscam oprimir o povo. Isso está implícito em todas as sociedades. Entretanto, no sistema democrático, a vigilância da sociedade consegue inibir a tirania.
Pensam alguns que a sua felicidade depende da realização de algum fim medíocre ou grandioso. Como crianças, abandonam suas conquistas e partem para a seguinte, pois a felicidade não depende de algo material.
A ganância impede os homens de viver e viver feliz. O desejo de lucro a qualquer preço só trás vergonha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário